Por Anna Lydia (Jundiaí)
“Você
é mais bonita do que pensa”. Esta frase partiu de uma campanha publicitária da
linha Dove e que circulou nas redes sociais esta semana. Não sou de fazer
discursos publicitários nem estou aqui para defender a marca, mas reconheço a
grandeza do tema. Ele toca no cerne da maioria das mulheres. E quando digo
maioria, entendam-se quase todas.
De
acordo com a própria pesquisa para a campanha, apenas 4% das mulheres estão
satisfeitas consigo mesmas. Este é um número absurdo, visto que somos muito
bonitas, basta andar pelas ruas e reparar. São milhares de rostos lindos e
corpos saudáveis.
O
interessante deste comercial é que eles mostram mulheres comuns de lingerie.
Mulheres como eu e você, magras ou gordas, altas ou baixas, mas normais. E
lindas.
O
absurdo de nossa insatisfação se deve pelo mesmo fato que agora a marca defende
uma causa. Os próprios anúncios publicitários são os principais responsáveis
pela autoestima abalada da população mundial. Mulheres magérrimas- desnutridas,
na verdade-, rostos perfeitos sem nenhum sinal da idade, cabelos lisos e
loiros, como símbolo de ideal e padrão a ser seguido.
O
padrão, a massificação da beleza, é que torna a insatisfação feminina em
realidade. Quando nos deparamos com as pessoas que ditam a moda, achamos que
nós é que somos os extraterrestres, as erradas e que nunca ninguém irá nos amar
ou aceitar só porque temos uns quilos a mais que a modelo- apesar de parecer
mais saudável-, ou por ter um cabelo afro.
Vale
ressaltar que padrão de beleza sempre existiu, mas eram as cheinhas que faziam
sucesso. Na idade média, a mulher magra era desconsiderada pelos homens. Já as
com curvas avantajadas eram as preferidas para o casamento, sinal de
fertilidade. Os tempos mudaram e somente hoje é que o ideal “magreza beirando a
desnutrição” é que se tornou sinal de perfeição.
E
o fato de uma marca tão conhecida e reconhecida no mercado como a Dove ter
quebrado este padrão é que tanto agradou a nós, mulheres. Ela usou o próprio
recurso que há muito só mostra padrões, para mostrar a beleza real.
A
versão estendida da campanha (abaixo) tem como centro mulheres normais-
trabalhadoras, estudantes, donas de casa- e que se descrevem para um artista,
que não as vê. Depois, cada uma deve descrever a outra para o mesmo artista. Ao
final, ele tem dois retratos de cada personagem – a que ela mesma se descreveu
e o outro, pelo olhar de um desconhecido.
Os
retratos são díspares. E claro, o segundo é bem mais bonito e mais verdadeiro
que o primeiro. Tudo está na visão que temos acerca de nós mesmas. A reação de
cada mulher é emocionante, algumas até choram tamanha sua descrença sobre si
mesma.
“Imagine
um mundo onde beleza é uma fonte de autoconfiança e não de ansiedade”. É assim
que eles introduzem o pequeno texto que abre o vídeo. Cabe a reflexão: A beleza
está na singularidade de cada mulher, é isso que nos faz especial. E não na
massificação da beleza. Bonito é ser quem você é e não a quem os outros ditam.
Pense
bem: Você é mais bonita- e mais especial- do que pensa.
Confira no link o vídeo completo
E com esta reflexão, as Magdalenas 3ª Geração dão bem vindas a mulheres lindas, batalhadoras e reais. Desfrute deste blog, conheça o projeto e tudo o que temos feito.
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