sexta-feira, 10 de maio de 2013

A ditadura da beleza versus a autoconfiança


“Não seja só bonita, seja interessante” – Nelson Rodrigues
             Por Anna Lydia (Jundiaí)         
                                           
“Você é mais bonita do que pensa”. Esta frase partiu de uma campanha publicitária da linha Dove e que circulou nas redes sociais esta semana. Não sou de fazer discursos publicitários nem estou aqui para defender a marca, mas reconheço a grandeza do tema. Ele toca no cerne da maioria das mulheres. E quando digo maioria, entendam-se quase todas.
De acordo com a própria pesquisa para a campanha, apenas 4% das mulheres estão satisfeitas consigo mesmas. Este é um número absurdo, visto que somos muito bonitas, basta andar pelas ruas e reparar. São milhares de rostos lindos e corpos saudáveis.
O interessante deste comercial é que eles mostram mulheres comuns de lingerie. Mulheres como eu e você, magras ou gordas, altas ou baixas, mas normais. E lindas.
O absurdo de nossa insatisfação se deve pelo mesmo fato que agora a marca defende uma causa. Os próprios anúncios publicitários são os principais responsáveis pela autoestima abalada da população mundial. Mulheres magérrimas- desnutridas, na verdade-, rostos perfeitos sem nenhum sinal da idade, cabelos lisos e loiros, como símbolo de ideal e padrão a ser seguido.
O padrão, a massificação da beleza, é que torna a insatisfação feminina em realidade. Quando nos deparamos com as pessoas que ditam a moda, achamos que nós é que somos os extraterrestres, as erradas e que nunca ninguém irá nos amar ou aceitar só porque temos uns quilos a mais que a modelo- apesar de parecer mais saudável-, ou por ter um cabelo afro.
Vale ressaltar que padrão de beleza sempre existiu, mas eram as cheinhas que faziam sucesso. Na idade média, a mulher magra era desconsiderada pelos homens. Já as com curvas avantajadas eram as preferidas para o casamento, sinal de fertilidade. Os tempos mudaram e somente hoje é que o ideal “magreza beirando a desnutrição” é que se tornou sinal de perfeição.
E o fato de uma marca tão conhecida e reconhecida no mercado como a Dove ter quebrado este padrão é que tanto agradou a nós, mulheres. Ela usou o próprio recurso que há muito só mostra padrões, para mostrar a beleza real.
A versão estendida da campanha (abaixo) tem como centro mulheres normais- trabalhadoras, estudantes, donas de casa- e que se descrevem para um artista, que não as vê. Depois, cada uma deve descrever a outra para o mesmo artista. Ao final, ele tem dois retratos de cada personagem – a que ela mesma se descreveu e o outro, pelo olhar de um desconhecido.
Os retratos são díspares. E claro, o segundo é bem mais bonito e mais verdadeiro que o primeiro. Tudo está na visão que temos acerca de nós mesmas. A reação de cada mulher é emocionante, algumas até choram tamanha sua descrença sobre si mesma.
“Imagine um mundo onde beleza é uma fonte de autoconfiança e não de ansiedade”. É assim que eles introduzem o pequeno texto que abre o vídeo. Cabe a reflexão: A beleza está na singularidade de cada mulher, é isso que nos faz especial. E não na massificação da beleza. Bonito é ser quem você é e não a quem os outros ditam.
Pense bem: Você é mais bonita- e mais especial- do que pensa.
Confira no link o vídeo completo

E com esta reflexão, as Magdalenas 3ª Geração dão bem vindas a mulheres lindas, batalhadoras e reais. Desfrute deste blog, conheça o projeto e tudo o que temos feito.


             

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