Magdalena - DNA



Programação Completa

“1º Encontro Internacional Magdalena 3ª Geração – DNA – Arte e Identidade”, que acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2014, em Jundiaí.

21/08- Quinta feira
20h30: Apresentação Ana Woolf
Anfiteatro Elis Regina (Complexo Argos)
21h30: Apresentação Cia na Ponta da Língua
Saguão da Biblioteca Municipal Nelson Foot

22/08- Sexta Feira
Das 8h às 12h: Oficina para artistas e bailarinas- Ana Woolf
Escola de Dança Kahal
13h30: Mesa de Debate com Ana Woolf, Daniela Beny e Michele Maria.
Tema: Identidade e Arte
Anfiteatro da Biblioteca Municipal Nelson Foot
16h: Processo Orientado
Sala João Cabral
20h30- Apresentação Solo: Voo ao Solo, com Daniela Beny
Anfiteatro Elis Regina
21h30: Sarau com as participantes
Saguão da Biblioteca

23/08- Sábado
Das 8h às 12h: Oficina para artistas e bailarinas- Ana Woolf
Escola de Dança Kahal
13h30: Mesa de Debate com Ana Woolf, Luiza Bittencourt e Paula Miurim.
Tema: A Rede Magdalena e seu legado
Anfiteatro da Biblioteca
16h: Palestra: Produção Cultural, com Patrícia e Maria Fernanda.
Tema: a Produção independente, Autonomia e Tradição.
Anfiteatro da Biblioteca
20h30: Apresentação solo “Willi in Propriedade”
Saguão da Biblioteca
21h30: Encontro Informal com as participantes

24/08- Domingo
9h30: Trabalho em processo- Apresentação de todas as participantes.
Saguão da Biblioteca Municipal Nelson Foot.
11h30: Roda de Encerramento do Encontro
Saguão da Biblioteca



Obs. Todos os participantes que vieram para o encontro estarão hospedados  no Hotel São Carlos, onde farão as refeições.
Todas as atividades na Biblioteca são gratuitas e abertas ao público.















Convidadas:

Internacional

Ana Woolf

Ana Woolf - Argentina


- Irá ministrar a oficina "ARTE E IDENTIDADE"

- Demonstração de trabalho "DETRAS DEL TELÓN"

Pedagoga, atriz e diretora.

É co-fundadora e diretora artística de Madalena Segunda Geração (Rede latino-americana de mulheres no teatro contemporâneo) e desde 1997 coordena diversas atividades dentro da Rede tanto na Europa como na América.

Em 1996 conhece Julia Varley (Odin Teatret, Holstebro, Dinamarca), que a aceita como discípula, transformando-se em sua mestre e diretora.
A partir de 1998 Ana Woolf desenvolve sua carreira fundamentalmente na Europa, principalmente na Dinamarca, Holstebro, junto ao Odin Teatret, que foi fundado por Eugênio Barba - www.odinteatret.dk.
Graças à sua proximidade e trabalho com o Odin Teatret e seguindo os princípios desenvolvidos por Eugênio Barba na ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral), Ana Woolf criou um treinamento especial para o ator baseado em técnicas orientais e ritmos latinoamericanos. Presença e identidade são os focos principais de seu treinamento.

Tem ministrado workshops em todo o mundo (Argentina, Brasil, Cuba, Egito, Bósnia, Ex Yugoslavia, Dinamarca, Espanha, Polônia, França, Itália, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia). A técnica não é algo que está fixo, os diferentes contextos e novos encontros com atores de diferentes culturas permitem a Ana continuar aprendendo, relendo e revendo constantemente seu trabalho.

Ana Woolf dirige e colabora a nível internacional em Noruega, Dinamarca, Francia, Italia, Brasil, Argentina.

Ana Woolf é colaboradora internacional do Odin Teatret, há mais de 15 anos.


Brasil

Michelle Maria




Michelle Maria - atriz da Cia A Dita Cuja de Ribeirão Preto/SP. 

Estará presente no evento com o espetáculo solo "Willi in Propriedade" - espetáculo adulto do grupo construído a partir de extensa pesquisa sobre o universo feminino e as mulheres que vivenciam a sexualidade como ofício e como necessidade.

A peça conta a história de Willi, uma menina que se torna mulher para sobreviver e enquanto prepara-se pelo o ofício, transita entre lembranças e desejos que permeiam sua existência. Escrita pela Cia. A DitaCuja e a dramaturga Leticia Andrade, a peça foi livremente inspirada no texto “Essa propriedade está condenada” do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams e no resultado das pesquisas desenvolvidas para concepção do espetáculo.

O espetáculo solo é apresentado pela atriz Michelle Maria, com direção de Flávio Racy, dramaturgia de Letícia Andrade e preparação de elenco pelo ator Fausto Ribeiro.


Daniela Beny


Atriz Daniela Beny de Maceio/AL

Daniela participa do encontro com seu espetáculo solo "Voo ao Solo" 

"Num onde indefinido e num quando indeterminado uma mulher faz um apanhado dos fatos mais importantes de sua vida começa a estabelecer consigo mesma uma relação caótica inclusive com seus demônios e fantasmas do passado, tudo aflora de modo impensado e imprevisível, não havendo assim uma definição nem especial, nem cronológica, viajando em seus pensamentos e metáforas que aproximam o espectador dos sentidos e sentimentos da personagem." 


Este é o enredo do espetáculo “Voo ao Solo” da Invisível Companhia de Teatro, criada em Maceió no ano de 2009. 

O monólogo escrito pela atriz e dramaturga Daniela Beny conta com recortes das obras de Lygia Fagundes Teles, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos entre outros ícones da literatura e da cultura pop, podemos entender quais as referências e como podem ser ponto de partida para a criação de um entrelaçado dramático que possibilita a visitação do ser humano à diferentes estágios e níveis comportamentais do ser humano partindo do ponto de vista do feminino mítico até a influencia do espaço urbano sobre a construção das relações interpessoais 


Renata Andrade


Renata Andrade - Atriz e artista plástica de São Paulo/SP

A atriz participará do Evento com sua exposição "Mulher Árvore", de xilogravura e cerâmica.

Renata Andrade , formou-se em Artes Cênicas no INDAC e em Artes Visuais na FPA, e vem desenvolvendo um trabalho nas duas áreas desde 2002, sempre voltada para questões e conflitos do ser humano, encontrando como auxilio para isso o uso dos Mitos.

Desenvolveu um longo trabalho com o diretor e ator de teatro Walter Portella trabalhando peças e mitos gregos como: Pandora, Prometeu, Medeia, As Troianas, Antígona; passando por Bodas de Sangue e textos do Nelson Rodrigues, que aborda temas mais contemporâneos.

É fundadora e integrante do Grupo O´Culto onde desenvolve performances em parceria com a ceramista Cleide Vieira. Entremear, Íntimas Gravuras e Alimento Supremo são trabalhos já apresentados pelo grupo

Nos trabalhos individuais há uma produção de esculturas, gravuras e pinturas tentando retratar essa essência das coisas, ou se retratando como parte de um todo, angustiada e procurando um caminho (usando a experiência da arte de atuar esses autorretratos são ao mesmo tempo a representação dela como indivíduo que se transmuta na representação de todos, de um coletivo). 


Hoje sua produção cada vez mais se foca no universo do Feminino . 




Nenhum comentário:

Postar um comentário