sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mulheres de poesia, mulheres reais


Por Anna Lydia (Jundiaí)

Flor, meu bem, amada, sol da manhã. Complexas, simples, mulheres de todos os tipos, atitudes, gestos.Assim é a mulher, símbolo por tanto tempo considerada intocável para os poetas, e de difícil explicação para tantos outros.

Muitos músicos e poetas tentaram explicar a grandeza de ser mulher. Victor Hugo comparava o feminino do masculino, dizendo que "O  homem pensa, a mulher sonha. Pensar é ter cérebro, sonhar é ter na frente uma auréola. O homem é um oceano, a mulher um lago. O oceano tem pérola que o embeleza, o lago tem a poesia que o deslumbra". Claro que isso,hoje em dia,não faz mais sentido, as mulheres cada vez menos estão sendo lembradas apenas pelo seu lado sensível, mas também sábio e batalhador.

Até mesmo as mulheres tentaram explicar o que é este ser tão complexo, como diz a música de Elba Ramalho. "Pra descrever uma mulher, não é do jeito que quiser. Primeiro tem que ser sensível, senão é impossível. Quem vê por fora,  não vai ver por dentro o que ela é. É um risco tentar resumir".

O mestre da composição e o queridinho das mulheres, Chico Buarque, musicou a letra de Augusto Boal, Mulheres de Atenas. "Quando amadas, se perfumam, se banham com leite, se arrumam. Suas melenas. Quando fustigadas não choram, se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas, cadenas". Esta letra, apesar de tentar entender a mulher de antigamente e a qual parece muito uma ode à submissão feminina, é exatamente o contrário. Chico se refere à força incompreensível que emana da mulher e como ela não deve se submeter às vontades dos maridos e filhos, tal como faziam as Mulheres de Atenas.

Já o poeta da Paixão, Vinícius de Moraes era sempre inspirado por uma mulher, ele que foi casado 9 vezes. Mulher era sua temática preferida. "Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza. Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora. Qualquer coisa que sente saudade. Um molejo de amor machucado, uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher. Feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor. E para ser só perdão".

São muitas receitas, até mesmo algumas machistas em que a mulher veio para o amor e por ele deve sofrer. O fato é que nunca ninguém conseguiu  nos explicar. Os anos passaram, nós mudamos e estamos conquistando nosso espaço e ainda assim, nem nós nos explicamos, tamanha nossa grandeza.O que fica evidente é que a mulher não deve ser explicada, nem deve ser aquilo que querem que ela seja, mas aquilo que realmente ela é. Mulher como todas as suas extensões e como ela deseja ser.





Um comentário: