quinta-feira, 17 de abril de 2014

Universo Feminino






O papel da mulher na arte e sua importância na sociedade são temas de Encontro Internacional


Qual o papel da mulher na arte? Quais as motivações para um artista começar a criar? Quais são nossas dúvidas? Como construir uma linguagem pessoal e poderosa que dialoga com a sociedade? Estes e outros questionamentos, que permeiam a mente de muitos artistas, principalmente mulheres, serão a base para o “Primeiro Encontro Internacional Magdalena 3ª Geração – DNA – Arte e Identidade”, que acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2014, em Jundiaí.


O encontro busca, além de promover a discussão e reflexão de temas como os citados acima, dar apoio e fomentar novos trabalhos artísticos e criar um intercâmbio cultural entre artistas de diversas localidades


Ana Woolf, uma referência na Rede, é um dos nomes mais esperados. Ela é pedagoga, atriz e diretora, realizou seus estudos de teatro na Argentina e no exterior (onde residiu por mais de 13 anos). Desde 1998, Ana vive e desenvolve sua carreira fundamentalmente na Europa, sobretudo na Dinamarca, Holstebro, junto ao Odin Teatret. Viveu também na França, onde trabalhou durante dois anos como professora internacional convidada pela Universidade de Nice Sophia Antipolis, e dirigiu a companhia internacional de jovens Uzume; na Itália (Volterra) colaborou como atriz com o Teatro di Nascosto. Tem vasto currículo, sendo reconhecida mundialmente por seus trabalhos.


A atriz Michelle Maria, uma das convidadas, fala da importância de debates como o que será proposto no DNA – arte e identidade. “A arte está diretamente ligada à história da sociedade, na qual o ingresso da mulher se deu tardiamente. Entende-se que ”cursos”, ”regras”, ”objetivos”, foram dados, em início, por homens, portanto, assim como em tantas outras profissões pelo mundo, se faz necessária a discussão do papel da mulher nos novos rumos. Questionamentos devem ser levantados, discussões devem ser ampliadas para a redescoberta de uma nova força.”, afirma.


Daniela Beny, atriz de Maceió, vai além. “Mais que encontros, eles são um momento de troca de informações, conhecimentos e experiências de nós, mulheres artistas, que lutamos para conquistar os nossos espaços. A oportunidade de nos reunirmos em tantos lugares do mundo significa um avanço, mas queremos, precisamos e merecemos mais. Mais intercâmbio, mais espaço para mostrarmos nossa arte, mais oportunidade de darmos voz às mulheres que tem tanto a dizer, mas que nem sempre podem falar.”


Com temas tão atuais e que vêm ao encontro de tantas dúvidas no universo artístico, o que esperar destes dias de reflexão? A diretora artística e organizadora Luiza Bittencourt, responde. “A participação nestas conferências promove mais que um encontro com os outros, mas consigo mesma. É um mergulho no universo da arte e no mundo da arte-politica e gênero. Esta é a oportunidade de nos fortalecer como mulheres e artistas, de reconhecer nossa fortaleza e fragilidade, e encontrar a beleza de nossa arte e identidade. Dar voz à luta de tantas mulheres.”


As inscrições acontecem do dia 17 de março a 17 de abril, mais informações, fichas de inscrição e valores pelo e-mail: magdalena3brasil@gmail.com. As vagas são limitadas.








Confira a programação completa:


* Workshop intensivo “Presença e identidade” – partindo do estudo da anatomia do performer (área de teatro, dança, canto, narração…) até a construção de um corpo cênico vivo, presente em seu aqui e agora – com Ana Woolf (Argentina).


* Demonstrações de trabalho;


* Espetáculos teatrais;


* Narração de histórias;


* Exposição de artes plásticas;


* Mesas de debates;


* Espaço para trabalho em processo;


* Sarau e espaço aberto de apresentações de cenas das participantes.



Artistas confirmadas:


* Ana Woolf – Atriz e diretora – Argentina – Fundadora do Magdalena 2ª Geração


* Michele Maria – Atriz – Ribeirão Preto/ Brasil


* Daniela Beny – Atriz e pesquisadora – Maceió/ Brasil


* Renata Andrade – Atriz, cenógrafa e artista plástica – São Paulo/ Brasil


* Cia na Ponta da Língua – Teatro e Narração – Jundiaí/ Brasil



*A foto que ilustra a matéria é um dos trabalhos de Renata Andrade, “Trabalho Entremear de Renata e Cleide Vieira”, artista que estará presente no Encontro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário